terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Compaixão, eu tenho?

Marcos 6: 32-34
Jesus e os discípulos estavam muito cansados e com fome, tudo que Jesus mais queria era poder ficar quieto um pouco, matar a sua fome, tirar um cochilo sem ter ninguém esperando por nada Dele. Ele e os discípulos tentaram fugir para um lugar deserto, mas a multidão descobriu para onde eles iam e acabou chegando lá antes deles. Eu imagino a cena de Jesus descendo do barco, com certeza não vendo a hora de descansar um pouco e então ele vê uma grande multidão. O que eu e você sentiríamos no lugar de Jesus? Talvez um misto de raiva com indignação? Mas Jesus não, Ele teve compaixão pelo que viu, porque conseguiu enxergar além, Ele viu a alma daquelas pessoas e o quanto estavam perdidas. Ali havia uma necessidade que precisava ser suprida, e o final da historia é que o descanso ficou pra depois, as pessoas vinham em primeiro lugar.

Mas e nós? Quando foi a última vez que sentimos compaixão por alguém? E não estou falando daquela compaixão que é mais movida por um emocionalismo do que amor ao próximo mesmo. Sabe, aquela que nos faz ajudar o povo da região serrana do Rio. Eu estou falando de uma outra compaixão. Por exemplo, ontem eu vi uma cena que ficou martelando na minha cabeça a noite inteira. Ao ir pra Rema passei em frente de um “boteco”, e haviam algumas pessoas no recinto e muitas passando na rua. Bem próximo á uma mesa vi um senhor sentado embaixo de uma mesa plástica, provavelmente embriagado, e o que mais mexeu comigo foi que ninguém se importava. Parecia que era algo “normal” de se ver, era só mais um bêbado na calçada.

E o que Jesus faria em nosso lugar? Essas coisas nunca deveriam ser “normais” para nós. Cenas como essa e outras que nos acostumamos a ver no nosso dia á dia deveria gerar em nós uma compaixão tal que só sossegaríamos quando a necessidade que vimos fosse suprida. Uma visão deve gerar em nós uma compaixão que se torna em uma ação. Essa é a atitude de um verdadeiro discípulo de Jesus. Que o Pai celestial tenha misericórdia de nós e nos ajude a resgatar esses valores dentro de nós. Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário